top of page
CON_2.jpg

ESPECIALIDADES

Terapia Cognitivo Comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma intervenção semi-estruturada, objetiva e orientada para metas, que aborda fatores cognitivos, emocionais e comportamentais no tratamento dos transtornos psiquiátricos. É uma abordagem prática, baseada em evidências, para promover o bem-estar emocional, desenvolver habilidades de enfrentamento eficazes e alcançar uma vida mais satisfatória e significativa. O modelo cognitivo propõe que o pensamento disfuncional (que influencia o humor e o pensamento do paciente) é comum a todos os transtornos psicológicos.

Estudos científicos demonstraram a eficácia da terapia cognitiva-comportamental para uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, problemas psicológicos e problemas médicos com componentes psicológicos: depressão, transtorno de ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobias (agorafobia, fobia social), transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de conduta, abuso de substâncias, transtornos alimentares, TDAH, ansiedade pela saúde, transtorno dismórfico corporal, transtornos de personalidade, transtorno de hábitos e dos impulsos, transtorno bipolar (com medicação) e transtornos de personalidade. 

Público: Adolescente, Adulto e Idoso.

Avaliação Neuropsicológica Cognitiva

É um processo de investigação, rastreio de todas as funções cognitivas (memória, aprendizagem, linguagem, atenção), praxias, funções executivas, e aspectos emocionais e comportamentais.

A avaliação analisa o desempenho das funções isoladamente e em conjunto, permite investigar as funções cognitivas e executivas preservadas, as que estão comprometidas, e mais ainda a performance das habilidades intelectuais. Por meio da avaliação, é possível estabelecer tipos de intervenção e de reabilitação particulares e específicas para pacientes com disfunções adquiridas ou genéticas, primariamente neurológicas ou secundárias a outros distúrbios.

Público: Todas as faixas etárias

Reabilitação Neuropsicológica Cognitiva

A reabilitação neuropsicológica cognitiva é uma abordagem terapêutica que visa melhorar as habilidades cognitivas comprometidas de indivíduos que sofrem de diversas condições neurológicas e psiquiátricas. Essa forma de intervenção pode ser benéfica para pacientes com uma variedade de doenças e patologias, incluindo: Traumatismo cranioencefálico (TCE), Acidente vascular cerebral (AVC), Doença de Alzheimer e outras demências, Lesão cerebral traumática, Esclerose múltipla, Tumores cerebrais, Transtornos do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A reabilitação neuropsicológica cognitiva utiliza uma variedade de técnicas e estratégias para ajudar os pacientes a recuperar ou compensar as funções cognitivas comprometidas, visando melhorar sua qualidade de vida e promover uma maior independência no dia a dia. Essas intervenções podem incluir treinamento de memória, estratégias de resolução de problemas, exercícios de atenção e concentração, entre outros métodos adaptados às necessidades específicas de cada paciente.

Supervisão Clínica

A supervisão clínica é fundamentada na Terapia Cognitivo Comportamento, oferecendo um espaço dedicado para o desenvolvimento e aprimoramento  de psicólogos. Através de uma abordagem integrativa e reflexiva, visamos oferecer suporte individualizado, discutir casos clínicos, explorar dinâmicas terapêuticas e promover maior compreensão da teoria cognitivo comportamental.
bottom of page